A cheia do Rio Vacacaí colocou em alerta as 65 famílias que moram no distrito de Passo do Verde, em Santa Maria, na Região Central. O nível das águas subiu mais 30cm entre sexta-feira e sábado, ficando 6m80cm acima do leito. E a situação pode piorar, conforme o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adelar Vargas:
Estamos em contato com os operadores da barragem do Rio Vacacaí, em São Gabriel, porque se eles abrirem as comportas, a situação vai ficar feia por aqui.
Segundo Vargas, essa é a localidade de Santa Maria que vive a situação mais crítica, mas a Defesa Civil articula, junto com o Exército, a colocação de pontes móveis nas localidades de Rincão dos Borin, em Santo Antão, e na Vila Bilibio. As duas localidades estão praticamente isoladas desde quinta, quando a enchente arrastou os pontilhões que as ligavam à sede do município.
Saiba os trechos de bloqueio e rotas alternativas das estradas da região
As chuvas que caem desde quarta-feira, deixaram 65 famílias desabrigadas em Santa Maria, e levaram outras 31 a buscar alojamento em centros comunitários. Desde sexta-feira, a Defesa Civil distribuiu donativos roupas, móveis e alimentos, para cerca de 300 famílias atingidas por alagamentos.
Clique aqui e saiba como fazer suas doações em Santa Maria e em outras cidades da região.